Tuesday, 02/04/2019

O Sistema Especialista Wisdom Maker da MAP Technology baseado em Inteligência Artificial, que foi apresentado na Feira Internacional de Plástico em São Paulo, numa parceria com a Automata do Brasil.

A MAP Technology apresentou o seu Sistema Especialista Wisdom Maker, WM, de segunda geração. Este sistema utiliza as duas principais vertentes dos sistemas de inteligência artificial: conexionista com redes neurais artificiais e lógica não monotônica (lógica da presunção), na sua máquina de inferência para obtenção das resoluções sobre os contextos de perdas do fluxo do processo produtivo.

 Os dados e informações destes contextos são obtidos dos CPS (Cyber Physic System), tais como a máquina injetora, o equipamento de dosagem de matéria prima, o equipamento de refrigeração de agua, o equipamento de aquecimento do molde e etc...Tais CPS estão conectados no cloud com os demais sistemas de informação corporativos como o MES (Manufacture Execution System) Injet da MAP Technology, que estruturam tais dados em informações e conhecimentos sobre o contexto produtivo e que servirá de base para o WM analisar. Em geral, a arquitetura de um sistema especialista (ver figura 1) é formada por módulos que são:
 -A base de conhecimento obtido através da explicitação dos conhecimentos de especialistas sobre o processo produtivo em questão;
 -Memória de longo prazo que deve conter os procedimentos padrões do processo em questão e os dados históricos de referência;
 - A máquina de inferência que apresenta a resolução do problema explicitado;
 - A memória de curto prazo onde são armazenados os dados obtidos em tempo real do contexto atual;
 - O módulo de aquisição de conhecimentos que transforma os conhecimentos obtidos dos especialistas em lógica não monotônica, e que também podem ser descritos por redes neurais.
 - O módulo de entrada de dados que alimenta diretamente a memória de curto prazo, e que são obtidos dos demais sistemas de informações corporativos (sistema de automação; sistema MES INJET e o sistema de ERP), e que estão integrados;
 - O módulo de interface com o usuário, onde o mesmo pode inserir dados complementares necessários para a análise do contexto pela máquina de inferência, bem como também, pode servir para apresentar para o usuário o silogismo utilizado pela máquina de inferência, e que levou a resolução apresentada.
 Por último, o WM se utiliza de um Chat Bot, onde interage oralmente com os usuários em português, para ser arguido pelo usuário e transmitir oralmente para o mesmo, a descrição das ações a serem tomadas a partir da resolução apresentada.
 Portanto, o WM é uma ferramenta de tecnologia da informação que auxilia no emprego da gestão do conhecimento de forma sistêmica, no que se refere a socializar os conhecimentos dos especialistas e dos conhecimentos tácitos obtidos pelas experiência produtivas da empresa.


 Preservando e aplicando o conhecimento na transformação de uma empresa ágil que aprende e evolui. No caso especifico do WM, a introdução dos conhecimentos dos especialistas é realizada por uma interface baseada no Gráfico de Ishikawa, onde são descritas as principais perdas do processo produtivo e suas possíveis causas. Onde para cada possível causa são descritos os procedimentos corretivos num padrão 5W2H.
 A MAP Technology oferece um módulo denominado de A3/PDCA que contem estas e outras ferramentas para realização de projetos de melhorias continuas (Kaizen), e que tem interface direta com o WM.
 No caso do cliente ter o módulo A3/PDCA e o WM, as resoluções geradas pelo WM serão complementares ao projeto A3 que planeja realizar a melhoria desejada.
 Na figura abaixo vemos os principais equipamentos do fluxo do processo produtivo de injeção plástica, tendo os seus dados de operação disponibilizados em tempo real nas nuvens e conectados com os sistemas de informação corporativos, principalmente o MES INJET.


 Esta é uma apresentação de como fazer para obter a maturidade ACATECH no nível seis de adaptabilidade no conceito Industria 4.0, Neste caso especifico, relativo ao processo de produção de peças termoplásticas utilizando a tecnologia da MAP Technology.